top of page

Olá!
Eu sou o Jorge.

Moro nos arredores de Leiria com o Amor da minha vida, a Isa, e o nosso pequenote, o Gonçalo.

 

Tenho uma memória que nem sempre guarda aquilo que eu quero como eu gostaria. A certa altura da minha vida percebi o poder que a fotografia tem para ajudar as minhas memórias.

Quando juntei isso ao facto de as melhores memórias que temos estarem associadas ao Amor que partilhamos com alguém, decidi que estava na altura de começar a fotografar isso mesmo!​

Decidi ser o tipo de pessoa que qualquer um gostaria de ter no seu casamento, uma presença que ajuda a aproveitar o dia da melhor forma e guardar as memórias deste tempo especial para que vocês se possam lembrar do máximo possível!

Quando não estou a trabalhar adoro passar tempo com a minha família e, sim, fotografar-nos. 

 

Sou fã de jogos de computador que vou encaixando no meu tempo livre e também sei demasiadas falas de Star Wars de cor fruto de já ter perdido conta a quantas vezes vi os filmes.

Jorge Bernardes fotógrafo de Leiria

O amor é o que mais importa

Acredito mesmo nisto.

Tanto que, apesar de ter demorado mais do que o gostaria a encontrar a minha pessoa ideal, a minha maior felicidade é mesmo poder partilhar a vida com ela.

Eu e a Isa casámos em 2020 (sim, no ano da pandemia!) e foi uma aventura. Escusado será dizer que houve muita coisa do nosso casamento que não foi exactamente como tínhamos planeado, mas honestamente, nós estávamos a casar, a festejar o nosso Amor, e estávamos felizes por isso.

Isto para dizer que, eu fotografo diferentes tipos de casamento, uns mais elegantes e outros nem tanto, uns com mais imprevistos e outros menos, mas honestamente essa parte não é o que importa mais.

O que eu gosto de ver e fotografar são casais apaixonados, daqueles em que o Amor e o carinho um pelo outro são claros e inconfundíveis.

Casamentos em que os convidados estão lá para partilhar da felicidade que é ver os amigos Amarem-se e não a fazer frete.

Estas coisas são as coisas importantes para boas festas de casamento e boas fotografias.

passeio em Budapeste
Jorge pede Isa em casamento
casamento da Isa e do Jorge
Isa e Jorge com o seu filho
Jorge criança sentado num avião
Jorge adolescente ao lado de avião

Como é que cheguei aqui

O meu pai sempre fez fotografias. Quando eu era novo, uma das coisas que fazíamos em conjunto era ir a espectáculos aéreos, fotografar os aviões.

Fiz o meu primeiro curso de fotografia num verão quando ainda estava no ensino secundário, ainda se fotografava em rolo e eu adorei andar a fotografar os meus amigos.

Mas depois deixei a fotografia de lado, ainda sem me aperceber do valor que ela tinha.

Entretanto a vida aconteceu, segui outra paixão, a dos aviões que fotografava com o meu pai, e fui piloto da Força Aérea Portuguesa.

Foram cerca de 13 anos da minha vida, mas cheguei a uma altura em que me apercebi que não era o que eu queria fazer até me reformar.

 

A fotografia era um grande passatempo nessa altura e como já me tinha apercebido da importância que ela tinha, decidi que tinha que mudar umas coisas na minha vida.

Aproveitei o facto de estar colocado perto de Lisboa, e fiz o meu curso profissional de fotografia na ETIC, já a pensar numa eventual mudança de carreira.

Em Outubro de 2014 deixei a Força Aérea e virei uma página importante.

Foi nesse ano que fotografei o meu primeiro casamento.

Saltando estes anos para a frente, posso dizer que estou muito contente com as minhas escolhas. 

Encontrei o meu Amor por causa dessas escolhas e graças aos casais fantásticos que me contratam continuo a testemunhar que o Amor existe e está bem de saúde!

Fotos analógicas feitas pelo Jorge
Jorge piloto de F-16
leaves on the ground with rain drops
casal do primeiro casamento fotografado pelo Jorge
Isa e Jorge na sessão antes do casamento

A vida neste momento

Eu e a Isa somos pais de primeira viagem, que tem sido uma aprendizagem enorme mas ao mesmo tempo bastante divertido.

O nosso Gonçalo vai a caminho dos dois anos e já começa a mostrar a sua personalidade!

Os dias passam mais rápido quando se tem filhos e dou por mim a desejar que houvesse um botão mágico de pausa!

Para além do meu trabalho normal de fotografia, também tenho continuado a melhorar as diferentes maneiras como posso ajudar novos colegas fotógrafos a crescer neste meio.

Estou interessado em fazer crescer esta parte da educação, especialmente no que toca aos sistemas que usamos para gerir o nosos trabalho.

Mãe e filho riem para a fotografia
Jorge com o seu filho
bottom of page